Você também fica bravo quando
está com fome e nada do prato chegar no restaurante. Já reclamou e não
adiantou? Saiba que tem todo o direito de ir embora se o seu pedido demorar
demais para chegar.
Você só é responsável por pagar o
que consumiu. Se o prato ainda não veio, mesmo depois de questionar
o garçom, você pode ir embora sem pagar, segundo o Instituto Brasileiro de
Defesa do Consumidor (Idec).
Se o pedido está lento, é de
bom tom perguntar para o garçom quanto tempo ainda vai demorar. Se a preparação
de um prato específico for mais lenta, o atendente precisa avisar antes.
Só vá embora sem pagar se o
prato demorar mais do que o prometido e, é claro, se optar por não consumi-lo.
Explique com calma, sem brigar, que você foi mal informado sobre o tempo de
espera e que a prestação do serviço não foi cumprida, por isso está indo
embora.
Outra prática abusiva comuns em
restaurantes é se, por exemplo, o estabelecimento não podem se negar a dividir
um prato entre duas pessoas, nem cobrar taxa por desperdício. Nesse caso, o
restaurante pode adotar alguma política de incentivo para quem não desperdiçar,
mas não cobrar por algo que o consumidor já pagou.
Se a comida vier com cabelo,
bicho, sabor ou cheiro estranho, o consumidor pode exigir um novo prato ou se
recusar a pagar, não importa a quantidade já consumida. Nesse caso, além de
reclamar no estabelecimento ou nas redes sociais, é importante formalizar a
denúncia no órgão de vigilância sanitária do município.
Em pizzarias, depois que o
Procon vetou a cobrança de pizza de dois sabores com preço da mais cara, o Idec
passou a recomendar que os consumidores exijam a cobrança proporcional do
valor. No entanto, cada estabelecimento é livre para determinar o seu preço.
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